Translate

domingo, 14 de abril de 2013

Acupuntura - Estética, Beleza, Dores e Infantil

Quando pensamos em acupuntura, logo associamos a agulhas, mas o tratamento pode ser feito com sementes e com "copos", dependendo do caso.

Já pensou em acupuntura para emagrecer? Parar de fumar? Para acalmar? Para problemas de pele?


A acupuntura é um conjunto de práticas terapêuticas inspirada nas tradições médicas orientais. Criada há mais de dois milênios, a acupuntura é um dos tratamentos médicos mais antigos do mundo. Consiste na estimulação de locais anatômicos sobre ou na pele – os chamados pontos de acupuntura.

De acordo com a tradição chinesa, a técnica é capaz de ajustar canais energéticos do corpo, de acordo com equilíbrio de yin e yang.

Qualquer pessoa pode fazer acupuntura, estando doente ou não. Ela é indicada inclusive para crianças, mas no caso delas a acupuntura pode ser feita com laser ou sementes, para que a criança não sinta  medo das agulhas.

Acupuntura utiliza recursos do próprio organismo para restaurar o equilíbrio.


   
        

O diagnóstico é feito após algumas perguntas de diferentes aspectos da vida do paciente e a observação de manifestações físicas como a pulsação, a respiração, cor e aspecto da pele e da língua. Com o problema identificado, o paciente pode ter alguns de seus mais de mil pontos de acupuntura estimulados em diversas e frequentes sessões.

"De acordo com a acunpunturista, Gabriella Marchi, é uma técnica milenar que consiste em colocar agulhas da espessura de fios de cabelo em diferentes pontos em todo o corpo, com o objetivo de manter o Qi (energia) equilibrado. A ideia por trás da acupuntura é que o estímulo de tais pontos com as agulhas ou com pressão alivia obstruções do fluxo de energia, permitindo a cura do corpo. Já de acordo com o ponto de vista ocidental, acredita-se que a acupuntura provavelmente funcione pelo estímulo do sistema nervoso central, para que sejam liberados compostos químicos chamados de neuro transmissores e hormônios. Tais compostos aliviam a dor, dão impulso ao sistema imunológico e regulam várias funções corporais. No caso da acupuntura seriam as endorfinas e hormônios que ajudam a aliviar a dor. Com o desequilíbrio dessa energia é que nos deixa vulneráveis a algumas doenças. A indicações são para distúrbios emocionais, geniturinários, ginecológicos, problemas de pele, sudorese, vícios, distúrbios gastro intestinais, dores, disfunções sexuais, obesidade, cefaleia, distúrbios respiratórios, zumbido. A única coisa é que a briga dos médicos ainda está na justiça e nós os "não médicos" podemos praticar... As pessoas acabam acreditando que só os médicos podem fazê-lo!" 

No Brasil, a acupuntura é reconhecida como especialidade médica conforme deliberação do Conselho Federal de Medicina e consta na Tabela do Sistema de Informações Ambulatoriais (SAI/SUS) do Ministério da Saúde.
Acupuntura para emagrecer
A acupuntura para emagrecer funciona porque ao estimular os pontos específicos da orelha ocorre:
  • controle da ansiedade
  • diminuição da vontade de comer
  • aumento do metabolismo fazendo o corpo gastar mais energia mesmo parado;
  • melhora do sono
  • cura da compulsão alimentar
Acupuntura na gravidez
É uma ótima opção de tratamento para diversos problemas físicos e emocionais que ocorrem durante a gravidez, ajuda a grávida e estar em equilíbrio e pode tornar a gravidez mais prazerosa por diminuir um pouco as variações hormonais frequentes nesta fase e diminuir o desconforto causado pelo peso da barriga como dores nas costas e inchaço nos membros inferiores. Fale com seu médico sobre fazer acupuntura neste período.

Acupuntura estética
É uma aliada para combater celulite, flacidez, estrias, rugas e até as godurinhas localizadas. O método já é utilizado há muitos anos pelas orientais e vêm conquistando espaço aqui no ocidente. Enquanto que os outros tratamentos estéticos focam somente numa região, a acupuntura estética preocupa-se em harmonizar todo o corpo. Os especialistas defendem que um aumento repentino de celulites pode estar ligado, por exemplo à um desequilíbrio no fígado. O especialista, neste caso vai reenergizar o fígado e também tratar localmente da celulite.
Os especialistas em acupuntura estética garantem que podem diminuir uma estria em 80% e conseguem diminuir bastante o número de celulites. Mas é preciso paciência, são necessárias algumas sessões de acupuntura, geralmente 10, uma única sessão pouco pode fazer.

Portanto, gente, não é mágica, mas um tratamento! Requer paciência e constância para que se alcance os resultados esperados.

Acupuntura para Rugas
Um ótimo tratamento  para as rugas, que podem ser solucionadas com a aplicação de agulhas e através da estimulação elétrica diretamente na ruga e na marca de expressão, devido ao aumento da produção de colágeno no local.

A acupuntura no rosto promove a circulação sanguínea, nutrição e oxigenação celular e aumento da energia vital, chamada Chi, que tonifica a musculatura, revitalizando a pele e suavizando as rugas.
O estímulo da agulha promove a produção de colágeno e elastina do tecido, fechando as rugas e as linhas de expressão existentes, combatendo o envelhecimento e os problemas associados, como perda da elasticidade, brilho da pele e o aparecimento de manchas. 
Acupuntura para a Dor Crônica
O tratamento para dor crônica pode ser feito através de várias alternativas e acupuntura é uma delas, pois ajuda a equilibrar as energias do organismo. No geral, a dor crônica está relacionada com problemas osteorticulares, lombalgias, dores de cabeça e dor pós- cirúrgicas.

Acupuntura em bebês e crianças

Os pontos estimulados no bebê ou criança são os mesmos pontos utilizados no adulto. A diferença está em como fazer. Normalmente é realizada com massagens, moxa, aurículo e laser. 

As agulhas normalmente são usadas apenas em crianças maiores de cinco anos. As crianças são mais sensíveis às dores e por isso as agulhas são colocadas superficialmente, e as sessões também têm um tempo menor, variando entre cinco e dez minutos e não se estimula mais de dez pontos numa sessão.

Os resultados nas crianças, tendem a aparecer mais rápido, isso se os pais não apresentarem apreensão aos filhos enquanto o tratamento está sendo aplicado. 


É muito utilizada contra bronquite, cólica e xixi na cama. Atualmente as doenças infantis que encontram resultados grandemente satisfatórios neste tipo de tratamento são as doenças respiratórias, entre as quais a asma, bronquite e rinite, enurese noturna (xixi na cama), distúrbios do sono e dores como enxaqueca e cólicas.


                                                                    ***
                                                               
As sessões da especialista Gabriella Marchi, custam a partir de R$ 35,00. O atendimento pode ser a domicílio. Contato através dos fones: (11) 97636-6431/(11) 98071-2804/(11) 2691-6482.

                                                                   ***
Links
http://saude.ig.com.br/acupuntura/
http://www.tuasaude.com/acupuntura
http://guiadobebe.uol.com.br/acupuntura-para-o-tratamento-medico-infantil/




Nenhum comentário:

Postar um comentário