Translate

quinta-feira, 11 de abril de 2013

Benefícios da babosa para a pele e os cabelos

Hoje vamos falar de Babosa ou Aloe Vera, benéfica para a saúde da pele e dos cabelos!

Existem inúmeros tipos de babosa, mas abaixo seguem as duas mais populares.

Aloe arborescens
Com propriedades dermo-cosméticas a Babosa (Aloe vera) atua como bactericida, cicatrizante e principalmente a capacidade de hidratar o tecido capilar ou dérmico afetado por uma queimadura.

A babosa (aloe vera) é uma planta medicinal com várias propriedades medicinais: antibacteriano, anti-inflamatório, antifúngico, emoliente, hepático, laxativo, purgante, rejuvenescedor, tônico estomacal, vermífugo.

Aloe Barbadensis
A babosa é rica em nutrientes, como lignina, saponinas, minerais, cálcio, potássio, magnésio, zinco, sódio, cromo, cobre, cloro, ferro, manganês, betacaroteno (pró-vitamina A), vitaminas B6 (piridoxina), B1 (tiamina), B2 (riboflavina), B3, E (alfa tocoferol), C (ácido ascórbico), ácido fólico e colina.

Essa riqueza de nutrientes é que confere à babosa um enorme poder de cura, sobretudo em doenças imunológicas ela cura e previne quase todas as doenças, pois renova todo o sistema imunológico. Inclusive há estudos sobre seus benefícios no tratamento do câncer e do HIV.

São inúmeros os benefícios da babosa, abaixo darei dicas e receitas para pele e cabelos e logo mais abaixo algumas receitas para serem ingeridas.


 NOS CABELOS
(Fonte: mundomulheres.com)
Com imenso poder hidratante, bastam algumas aplicações para garantir diversos benefícios e fortalecer os fios, evitando ainda queda e definindo cachos, tudo com muito viço e brilho.

Receita 1 - Babosa e creme hidratante
1 folha da babosa grossa
2 colheres (sopa) de creme para cabelos (de sua preferência)
Corte a folha da babosa ao meio e retire a polpa, conforme a imagem abaixo:

Bata no liquidificador e aplique nos cabelos, raiz e comprimento.
Rende bastante!

Receita 2 - Babosa e ovo
1 folha de babosa grossa
1 ovo

Corte a folha da babosa ao meio e retire a polpa, bata no liquidificar com o ovo e aplique nos cabelos, raiz e comprimento.

Ovos têm sido usados por séculos para cuidar e hidratar o cabelo, assim como para ajudar a tonificar e hidratar a pele.


Receita 3 - Babosa, ovo e mel                     
- 1 ovo
- 1 folha de babosa
- 1 colher (café) de mel
Bata o ovo, a folha de babosa e o mel no liquidificador até virar uma pasta homogênea. Passe no cabelo e deixe agir por uma hora. Depois lave com xampu para cabelos secos.

* Caso você bata a folha de babosa inteira, tire os espinhos e ao aplicar não utilize na raiz, por que pode pinicar seu couro cabeludo e a sua pele. Já, no caso, de utilizar somente a polpa, pode ser aplicado na raiz também.

* Aplique nos cabelos já lavados com o xampú de sua preferência.

* Use sempre uma touca ou um sacolinha plástica, deixe agir de 15 a 30 minutos, enxágue o cabelo e seque como de costume.

* Essas hidratações podem ser feitas de 15 em 15 dias, com certeza você notará os benefícios hidratantes e reconstrutores que a babosa garante ao cabelo, além de brilho e vitalidade.

NA PELE
O gel encontrado na parte interna das folhas possui muitos benefícios, dentre eles destacam-se o poder acelerador e regenerativo das células da pele, por isso a planta é muito utilizada em cremes, loções, pomadas, gel contra queimaduras de sol e loções bronzeadoras, pois seu princípio ativo atua contra o envelhecimento precoce da pele.

Receita - Hidratação da pele
1 banana
1 folha de babosa
1 colher (chá) de mel
1 colher (chá) de óleo de milho
1 colher (chá) de amido de milho


Inicie amassando a banana com a ajuda de um garfo, logo após inclua a babosa também a amassando, acrescente o mel, o óleo de milho e por último o amido de milho, mexendo tudo até obter um mingau grosso. Em seguida aplique na pele do rosto limpo e deixe agir por trinta minutos, decorrido o tempo, retire o creme lavando o rosto em água fria, para potencializar seu efeito aplique um creme nutritivo. Essa máscara pode ser aplicada três vezes por semana.

OUTRAS DICAS:
- Queimaduras profundas tratada com esta planta, algumas vezes, conseguem evoluir para uma queimadura de menor grau em poucos dias.
- Ajuda ainda a combater a caspa, psoríase, hanseníase, etc...
- Previne contra as rugas hidratando peles ressecadas e flácidas e, aplicada como loção após a barba, é ótimo suavizante para a pele.
- Também é útil para o tratamento de cortes e feridas, acne, coceiras, manchas na pele, picadas de insetos, dores musculares, problemas digestivos, artrite, sinusite e asma.

ATENÇÃO: como os seus componentes têm propriedades emenagogos (aumentam o fluxo sanguíneo), não deve ser usada durante a gravidez. Em doses altas, a Aloe vera pode provocar vômitos e se transformar num purgativo drástico, sendo totalmente desaconselhável seu uso em crianças, onde os efeitos colaterais podem ser potencializados. O uso também é não é recomendado em casos de varizes, hemorróidas, afecções renais, enterocolites, apendicites, prostatites e cistites.
(fonte: http://mdemulher.abril.com.br/blogs/karlinha/geral/babosa-para-cuidar-da-saude-e-da-beleza)

Outras formas de uso da babosa:

Suco: Os benefícios do suco da babosa ainda são controversos. O suco é extraído da polpa da planta, já que a casca não é recomendada. Dilui-se uma colher de sopa em meio litro de água. Tome de uma a três vezes por dia antes das refeições. A ingestão excessiva do suco da Babosa pode causar dores abdominais e diarréia. Gestantes não devem tomar.
No site: http://paginasverdes.org/2009/07/15/mais-sobre-aloe-vera-barbadensis/, mais receitas de sucos e outras formas para a ingestão da babosa.

Gel: com propriedades antibacterianas, antivirais e antifúngicas, estimula a cicatrização de feridas. Contém ainda vitaminas C e E e zinco. Usa-se o gel extraído da folha para higienizar o local diariamente. O gel só deve ser usada externamente.

In Natura: aplica-se a folha da Aloe vera diretamente sobre as queimaduras e as feridas, sobre a pele seca, as infecções por fungos e as picadas de insetos.

Pomada: para obter a pomada, extraia o gel das folhas, ferva-o até que forme uma pasta espessa. Guarde em frascos com tampas e em local fresco. O modo de utilizar é o mesmo das folhas.

Tônico: O gel da babosa fermentado com mel e especiarias é empregado como tônico e auxilia contra a anemia, problemas digestivos e hepatite.

Espero que tenham gostado!

Abraços a todos!

Links:
http://mundomulheres.com/beneficios-da-babosa-para-o-cabelo-e-pele/
http://www.asplantas.com.br/medicinais/
http://ervasmedicinais-rosyluzes.blogspot.com.br/2009/11/receita-de-babosa-contra-o-cancer.html
http://ervasmedicinais-rosyluzes.blogspot.com.br/2009/11/receita-de-babosa-contra-o-cancer.html
http://www.plantamed.com.br/plantaservas/especies/Aloe_vera.htm
http://pt.wikipedia.org/wiki/Babosa
http://paginasverdes.org/2009/07/15/mais-sobre-aloe-vera-barbadensis/

2 comentários:

  1. a natureza nos trás surpresa positiva como a da babosa

    site http://derlyemarcelinho.com.br/

    ResponderExcluir
  2. Oi bom dia meu cabelo esta caindo será bom fazer algum tratamento,com babosa?

    ResponderExcluir