Translate

terça-feira, 16 de abril de 2013

Os 5"s" - Parte 2 - Organização da casa

Amigos, dando continuidade aos 5s, hoje vamos falar do SEITON = ORGANIZAÇÃO.

Reveja a 1ª parte - Os 5"s" - Utilização

Levando em conta que você já limpou todos os cômodos e espaços de sua casa daquelas coisinhas que estavam lá sem uso e só ocupando espaço, partiremos agora  para o senso da Ordenação!

Você irá estabelecer um lugar para cada coisa que você guardou. Colocando etiquetas, se necessário e ordenando conforme a frequência que você utiliza estas coisas. Por exemplo, no guarda-roupa, no verão você não precisa deixar casacos e blusas de lã no cabide fazendo volume ou ocupando espaço, coloque em caixas com tampa, ou sacos com zíper e etiquete: BLUSAS DE INVERNO.

               
APLICANDO...
- Nos QUARTOS
Acima você já teve a primeira dica! Mas tem mais, separe as roupas, então, numa gaveta você coloca blusinhas e blusas meia-estação, dobradas  desta maneira: 
Você irá ganhar muito espaço na gaveta e caberá muito mais roupas! Outra dica é serarar por cores e colocar as camisetas em pé, melhorando a visualização e evitando bagunça na hora de pegar a peça, essa dica é ótima para os meninos!
Os cobertores e edredons que não estão em uso, podem também ficar em embalagens próprias desta maneira, ficam protegidos de poeira, traças e bastante organizados. 

Quanto as suas toalhas você pode dobrá-la e enrolá-las, ganhando espaço (esta dica vale para a gaveta de panos de prato também) :


Quanto aos lençóis, abaixo uma dica ótima para dobrá-los e poupar espaço no seu guarda-roupas, após o 6º passo você pode enrolá-lo como as toalhas otimizando espaço em seu guarda-roupas:

- Na COZINHA
A dica na cozinha é separas potes de acordo com as formas, portanto, círculos dentro de círculos, quadrados com quadrados e assim por diante... você vai encaixando dos maiores para os menores ganhando espaço, quanto as tampas elas podem ficar por ordem de tamanho, embaixo de todos os potes ou atrás deles:


Quanto aos pratos e talheres deixe na gaveta somente a quantidade que você utiliza no dia a dia, os demais podem ir pra parte de cima do armário.

A gaveta de talheres fica arrumadinha com um separador de talhares
.
As sacolinhas que vieram do mercado e você usa na lixeira da cozinha, devem ser dobradas ou enroladas e colocadas num puxa-saco, cabem muitas sacolas fazendo desta forma e na hora de retirar, você não puxa um monte delas juntas.

- No BANHEIRO
Depois de ter se desfeito de todos aqueles produtos que você não usa mais, vai sobrar bastante espaço! 
No box você irá manter apenas os produtos que usa no dia a dia. Cremes de hidratação semanal, xampús usados uma vez por semana e assim por diante, você pode deixar no gabinete, pegar no dia que tem que usar, secar e guardar novamente.

 - Na CAIXINHA DE PRIMEIROS-SOCORROS ou de REMÉDIOS
Você já tirou todos os medicamentos que não são de uso contínuo ou prescritos pelo médico, Lembre-se: acabou o tratamento, descarte-os.  Nesta caixinha você deve manter apenas os seguintes remédios:
- Termômetro
- Algodão
- Band-Aid
Soro fisiológico
- Analgésicos/Anti-térmico
- Álcool
- Anti-séptico (para passar em machucados)
- Hirudoid (se você tem crianças pequenas, é bastante necessário)
Ela deve ser guardada no alto, fora do alcance das crianças e nunca no banheiro que é um local úmido!

- No FREEZER
Você pode etiquetar os potes com o nome da carne que tem nele, a data que você colocou e organizar também  por tipo de carne vermelha, frango, peixe, etc. Vale para legumes e verduras cozidas que você congelar. 
Fica mais fácil de identificar tudo e controlar quando se deve ir as compras de alimentos.


- BRINQUEDOS

Os brinquedos que ficaram, podem ser colocados em caixas organizadoras, daí assim a criança se acostuma a guardá-los quando não for brincar mais.
Existem vários modelos, com personagens, coloridas e tipo caixote de feira e até com rodinhas.

Então não se esqueça, o SEITON = ORDENAÇÃO, nos ensina a colocar as coisas no lugar certo, desta maneira as encontramos facilmente sempre quando precisarmos delas.

***

Amanhã 4ª feira, iremos falar do próximo senso SEISOU - LIMPEZA.

Até lá e não deixem de ler!!!

Links: 
http://solucoeslucymizael.com.br/wp-content/uploads/2012/03/LEN%C3%87OL_ELASTICO_COMO_DOBRAR.jpg
http://receitasdeminuto.com/como-organizar-seus-potes/

Nenhum comentário:

Postar um comentário