Translate

quarta-feira, 24 de abril de 2013

Unhas Fracas - Verdades X Mitos

Hoje o assunto são as nossas unhas! Muitas pessoas tem unhas que descamam, que crescem com ondulações, manchadas, etc... 

Resolvi reunir tudo aqui e passar pra vocês! Espero que gostem!


(imagem da internet)

Algumas doenças podem levar ao enfraquecimento de suas unhas, tais como: como anemia, má circulação, hipotireoidismo e hipertireoidismo. Além das dietas radicais que levam a pessoa perder  peso muito rápido e também podem trazer reflexos e fazer com que as unhas quebrem com maior facilidade.

 Portanto, as unhas podem revelar seu atual estado de saúde. 

Os sinais são comuns, mas não específicos, pessoas que têm:
- Problemas na tireóide: unhas frágeis, quebradiças, sem brilho e com descolamento natural, ou seja, sem ter sofrido alguma lesão, podem apresentar.
- Anemia: unhas unhas quebradiças, secas, opacas e pálidas podem indicar.
- Doenças cardíacas: unhas curvadas para baixo, alargadas, coloração e pontos arroxeados.

- Doenças renais: unhas grossas, cor amarelada ou cinzenta, linhas transversais esbranquiçadas, unha metade marrom, metade clara.
- Doenças hepáticas: unha pálida, amarelada, arredondamento e aumento da unha.
- Doenças gastrointestinais: unhas doloridas, frágeis e com descolamento. Presença de pontos hemorrágicos.
- Diabetes: unhas grossas, avermelhadas e com visualização de vasos na pele. É comum a presença de micoses, engrossamento e endurecimento das pontas dos dedos.
- Hipotireoidismo: unhas muito secas e quebradiças, assim como seus cabelos e pele, pode ser.
- Hipotireoidismo: unhas opacas e grossas.
- Reumatismo: unhas amareladas e grossas, com sulcos transversais, lúnula (meia lua esbranquiçada na base da unha) avermelhada.

- Câncer:  já a presença de manchas escuras nas unhas pode denotar problemas mais graves e deve ser observada com especial atenção, manchas com tons marrons ou pretos podem indicar um melanoma, um tipo grave de câncer de pele, tais manchas podem aparecer em qualquer parte da pele, inclusive nas unhas. O problema é que a maioria das pessoas não se atenta ou não sabe que embaixo da unha também pode se desenvolver um câncer, se essas manchas marrons ou pretas forem persistentes o médico deve ser consultado, uma vez que marcas derivadas de lesões somem relativamente rápido. É importante lembrar também que um câncer não se desenvolve de um dia para o outro. Assim como qualquer outro tipo de câncer, ele se desenvolve gradativamente, por isso basta ficar atento.

Dicas para cuidar bem das unhas:





Hidratação
Hidrate também as cutículas. Além de cutículas hidratadas, as mãos também merecem atenção especial. O contato direto com produtos de limpeza, pó, poluição e agentes químicos fazem com que a pele fique ressecada e, consequentemente, que as unhas fiquem fracas e quebradiças.

Uma boa solução é usar um creme hidratante, pois ao mesmo tempo que hidrata intensamente, cria uma película protetora contra os agentes externos nocivos à pele e às unhas. Ao realizar trabalhos domésticos ou de jardinagem, proteja as mãos com luvas e hidrate intensivamente ao final do trabalho.



Eu acredito que usar hidratante, qualquer que seja, aquele que você mais gostar, será ótimo! 
Algumas sugestões de cremes que já utilizei para as mãos e unhas que já utilizei: Vasenol e Ekos (castanha)






Cuidados na manicure:

O melhor é que você tenha seus próprios instrumentos quando for à manicure, ou seja, alicate, palito, lixas, esmaltes, tudo que é de seu uso pessoal. Mas se os instrumentos utilizados são de sua manicure é importante que eles estejam devidamente esterilizados e descartáveis.

Caso sua unha esteja "doente", descarte a cada vez que for à manicure: palitos e lixas. E limpe seu alicate. Eu costumo lavar meu alicate com sabão líquido e cloro, enxaguá-lo bem, secá-lo e finalizar passando algodão com álcool.


Tendo seu próprio material você evitará vários tipos de doenças!

Quando for utilizar a base (esmalte), procure não passar próximo à base da unha já que você retirou a cutícula e pode ficar sensível, evitando, assim, que o produto entre num possível ferimento e vá para a corrente sanguínea podendo causar alergias.

Alimentação
Mas para se ter unhas bonitas e saudáveis é importante aliar o consumo de alimentos funcionais. Uma alimentação balanceada, associada a um estilo de vida saudável pode contribuir para a saúde da pele, dos cabelos e das unhas, já que fornece todos os nutrientes responsáveis para garantir sua integridade, elasticidade e brilho natural.


Entretanto, uma alimentação deficiente em alguns nutrientes pode refletir em unhas sem vida, quebradiças e fracas. Sendo assim, é importante optar pelo consumo de alimentos saudáveis e que fortaleçam as unhas.

A função da base para as unhas
As bases protegem as unhas e evitam que o esmalte fique em contato direto com a pele, preparando a superfície das unhas para receber o esmalte. A base é utilizada para melhorar a fixação do esmalte, facilitando a sua aplicação e também protegendo a unha dos corantes contidos no esmalte, e que são potencialmente causadores de manchas. Algumas bases têm também componentes que tratam as unhas deixando-as fortes e bem nutridas. Sempre que for fazer as unhas, nunca deixe de usar base antes de passar o esmalte.

                                                                                  ***



Vou experimentar e depois conto pra vocês se é verdade! Ah! Se decidirem experimentar me contem também!


LEIA TAMBÉM: Esmalte vermelho

Nenhum comentário:

Postar um comentário