Translate

quarta-feira, 17 de abril de 2013

Os 5"s" - 3ª parte - Limpeza da casa

Nas postagens anteriores falamos sobre os dois primeiros sensos:

1º PARTE - SEIRI = UTILIZAÇÃO
2º PARTE - SEITON = ORGANIZAÇÃO

Hoje daremos continuidade falando sobre SEISOU = LIMPEZA.

Consiste em manter nossa casa limpa, usando o seguinte princípio: Melhor que limpar é não sujar!

Nesta fase, todos estarão empenhados em manter o trabalho que já fizeram até aqui e valorizando tudo que já foi feito, ficando muito mais fácil partir para o passo que é a limpeza!

Eliminar objetos que não são utilizados, eliminar sujeiras e resíduos e organizar o ambiente. Portanto seguindo as orientações anteriores, você já eliminou tudo o que não usa mais e organizou todos os ambientes de sua casa. Agora é a hora de manter tudo limpo e aceado. Ou seja, a arte de tirar o pó!

Mas, pessoal, vai além da limpeza só do pó. Se uma gaveta está com o puxador quebrado, a porta enroscando, a porta do armário da cozinha que não fecha, uma xícara sem cabo, uma janela quebrada e por aí vai... a limpeza consiste em manter tudo isso arrumado, neste caso, consertado!

Como resultado o senso da LIMPEZA, trará para você e sua família:
* Um ambiente saudável e agradável.
* Localização de objetos, roupas, utensílios, etc., com mais facilidade, pois todos encontrarão tudo, sem aquela pergunta que toda mãe ouve: "Mãe, onde está...?
* Reserve algum tempo do dia para a limpeza e ordenação das coisas.
* Crie normas e procedimentos para a manutenção de tudo, para que fique limpo e em ordem.
* É uma forma de inspeção, pois possibilita a identificação de defeitos, coisas quebradas, vazamentos, etc.

A limpeza e a ordem devem ser priorizadas para que tenhamos um bom ambiente físico e qualidade de vida no trabalho.

Cada um cuida de sua parte e todos cuidam de tudo. Então seu filhos aprenderão a zelar mais pelo quarto deles e dos outros ambientes da casa, pois é muito mais agradável viver num ambiente limpo e organizado.
É importante eliminar as causas da sujeira e agir preventivamente para não sujar! Mas como? Você pode:
- Agendar um "dia  da limpeza".
- Dividir as tarefas, ou seja cada um cuida de um cômodo.
- Determinar o horário para começar e terminar.
- E utilizar a caixa da reciclagem que vimos no primeiro senso!


- Nos QUARTOS
* A roupa está suja, coloque no cesto de roupas sujas na lavanderia, nada de amontoar num canto do quarto.
* Usou a roupa uma vez, dá pra usar de novo, guarde na gaveta ou pendure no cabide dentro do guarda-roupas! Aqueles cabideiros que ficam no canto do quarto só servem pra juntar bagunça!
- Na COZINHA
* Usou um copo, lave-o. Imagine a cozinha toda limpa e você acumular louça por pura preguiça?!
* Separe o lixo orgânico, do "não orgânico" , vai diminuir muito o volume de lixo de sua lixeira. Você vai se surpreender!!!  Eu fiz isso aqui em casa e meu lixo diminuiu de 1 saco de 30 litros a cada 3 dias para uma sacolinha de supermercado não muito cheia, 2 vezes por semana. Em alguns bairros de São paulo já existe a coleta seletiva feita pelo caminhão em outros postos de coleta de material reciclável, mas este assunto eu falo melhor numa outra matéria pra vocês!
* Não junte lixo pela casa! Abriu uma embalagem... o destino dela é o lixo!
- No BANHEIRO
Usou a toalha de banho, nada de deixá-la pendurada no box ou no cabide do banheiro, nas portas. Estenda-a num varal, evitando o mal cheiro ou bolor.
* A toalha de rosto deve ser trocada todos os dias se for muito utilizada ou se sua família é grande. Ou a cada dois ou três dias se a sua família é pequena ou apenas um casal.
* Lave os ralos, eles juntam gordura de nosso corpo, olhe o ralo da lavanderia também.
- Na SALA
*Uma delícia uma sessão de cinema com a família, não é?! Pipoquinha, juntar os sofás, sucos, refrigerantes... acabou o filminho, recolham o lixo e coloquem tudo no lugar! Vai ser gostoso arrumar a bagunça em grupo. E todos aprenderão que uma casa organizada é muito melhor pra se viver.
* Não esqueça de tirar o pó de seus quadros, lâmpadas e luminárias, eles geralmente, são esquecidos nos dias de faxina!
* Tirar pó do sofá de vez em quando também é bom e a gente acha cada coisa nos cantos...
- No QUINTAL ou GARAGEM e JARDIM
* Como dito antes, quintal e garagem não são sinônimos de bagunça, portanto, você já tirou tudo que não servia e limpou tudo, agora é hora de manter!
* Se você colocou prateleiras para ordenar suas ferramentas, xampú pra lavar o carro, organizados em cestos ou caixas, mantenha-os em ordem. Você pode também separar um balde só pra lavar o carro e depois guardar todos seus utensílios de lavagem nele.
Você tem uma mangueira para limpar e regar as plantas, enrole-a, você pode fixar uma roda de carro velha na parede ao lado da torneira e manter esta mangueira enrolada a ela.
- Na LAVANDERIA
* Continue com o lema, usou guardou! Mantenha os produtos de limpeza no lugar e se tiver crianças em casa, tudo no "alto"...  produtos de limpeza são perigosíssimos, o amaciante é um veneno!
* Tem um varal na lavanderia? Então, estendeu - secou - guardou (ou vai para o cesto de roupas para passar) e outra coisa, pra que deixar juntar poeira, se a roupa secou, recolha!
* Cesto de roupas para passar: você deve juntar as roupas para passar de uma só vez, desta forma economiza energia e preserva a natureza, mas uma maneira de manter tudo organizado é dobrando as peças. Não fica aquele volume enorme, bagunçado, ou seja dobrando fica com aspecto de organizado!
* Verificar o tanque, se está limpo, seu ralo e cifão também devem ser verificados. Isso vale para todas as pias, banheiro e cozinha também!


Limpar é importante, mas manter limpo é muito mais!
                                                                                                        
                                                                                                            ***
Amanhã, 5ª feira, vamos dar continuidade aos 5s,  ensinando você como por em prática mais um senso que é o SEIKTSU = SAÚDE.
Não se esqueça de comentar!!!


Links:
http://www.sobreadministracao.com/o-que-e-a-metodologia-5s-e-como-ela-e-utilizada/
http://www.espirito.org.br/portal/artigos/ednilsom-comunicacao/5-s.html
http://www.slideshare.net/lesniczki/os-cinco-s
http://www.guiatrabalhista.com.br/tematicas/metodo5s.htm



Nenhum comentário:

Postar um comentário