Translate

segunda-feira, 15 de abril de 2013

Os 5 "s" - 1ª Parte - Utilização

Você sabe o que significa os 5 "s"? Talvez sim, talvez não! Hoje vamos falar deste assunto, que é muito utilizado nas empresa em seus treinamentos, por empresas de consultora, pelos próprios gestores ou pelo setor de qualidade. 

Apresento abaixo uma breve explicação e depois a aplicação destes cinco sensos em nossa casa! Divididos em 5 partes e apresentados diariamente no decorrer desta semana.

Breve história
Surgiu no Japão no início dos anos 50, a sigla saiu de cinco palavras japonesas e referem-se aos sensos que podem ser ensinados, aperfeiçoados, praticados para o crescimento humano e profissional. Convém se tornar hábito, costume, cultura.




Vou explicar rapidamente, pois o ponto é onde e como aplicar:

Senso da Utilização - utilidade dos recursos disponíveis e separar o que é útil de o que não é, destinando cada coisa para onde ela possa ser útil.
Senso de Ordenação - Colocar as coisas no lugar certo; realizar as atividades na ordem certa.
Senso de Limpeza - É tirar o lixo, a poluição; evitar sujar, evitar poluir.
Senso de Saúde - Padronizar comportamento, valores e práticas favoráveis à saúde física, mental e ambiental.
Senso de Autodisciplina - Autogestão, cada um se cuidando, adaptando-se às novas realidades de modo que as relações com o ambiente e pessoais sejam recicláveis e sustentáveis de forma saudável.

Quem não gosta de ter que uma casa um ambiente organizado, limpo e bonito?


Estou postando de hoje até sexta-feira, uma dica por dia, pois muita gente aproveita o final de semana pra arrumar e limpar a casa, mas daí você pode pensar, será que dá tempo de fazer todo o projeto num fim de semana?! Com calma e planejamento, você deixa sua casa arrumada e faz dela um lugar incrível!

Então, amigos, é hora de começar! E o primeiro senso é o
 SEIRI - UTILIZAÇÃO.
Aqui você vai descobrir o que você anda entulhando dentro de casa, em todos os cômodos. Você vai tirar TUDO que não usa, mesmo que pense em usar isso de alguma forma em algum lugar da casa, é preciso tirar do fundo do armário, senão você esquece e ele vai ficar lá guardado pra sempre.
 É o momento de descarte.

APLICANDO...
- Nos QUARTOS
Abra as portas do guarda-roupas, caixas e gavetas, inclusive da cômoda, tire tudo que você não usa, aquelas coisas que você guarda achando que um dia vai precisar ou que vão estar na moda outra vez! (se voltar à moda você compra de novo!). Não se esqueça de olhar os maleiros do guarda-roupas, pois lá é que entulhamos muitas coisas que não queremos mais, ou que achamos que um dia ainda vamos usar! Leia meu artigo do dia 09/04/2013 - Contra traças e umidade no guarda-roupas e armário...sobre as traças, você sairá correndo para colocar tudo isso em prática!

- Na COZINHA

Limpe os armários e gavetas dos potinhos que você empilha e não usa! Potes de margarina vazios, potes velhos e manchados, potes sem tampa, tampas sem pote (hum?! quem não tem?!). Talheres gastos, com cabos derretidos. Panelas velhas, amassadas, já sem o anti-aderente, sem tampas. 
Frigideiras queimadas. Xícaras, jarras, copos, pratos, pires, etc., lascados.

- No BANHEIRO

Mulheres amam hidratantes e cremes, trocar de xampú, condicionador e creme de cabelo! Daí vão entulhando os produtos "aposentados" no gabinete ou no armário do banheiro! Gente dá uma limpa! É bem difícil a gente voltar a usar este produto, daí só acaba ocupando espaço ou vencendo a validade!

 - Na CAIXINHA DE PRIMEIROS-SOCORROS ou de REMÉDIOS

Se auto-medicar não faz bem, né gente! Então você pode tirar o remédio que um dia foi prescrito pelo médico num caso específico e descartar. Postos de Saúde costumam ter uma lixeira específica para descarte de remédios. Vale também para remédios vencidos.
Importante: NÃO DESCARTE REMÉDIOS NA LIXEIRA E NEM NA PIA. Contamina a ÁGUA e o SOLO!

- Na SALA

Às vezes a gente troca de TV e deixa a antiga guardada para uma emergência! Gente DOA!!!
Se você troca o sofá, a estante ou rack, a mesinha de canto ou de centro, você não guarda! Então DOE!!! Aparelho de som, DVD, Videoquê, e por aí vai... Tem instituições que vem retirar na sua casa!

- BRINQUEDOS
Tire tudo que está quebrado, faltando pedaços (uma perna, um braço ou até mesmo a cabeça da boneca!), carrinhos sem rodinhas, etc... Preserva a saúde e o bem estar de seu filho! Isso pode ser descartado para a coleta de recicláveis (é um assunto que abordarei em breve!). E os brinquedinhos que seus filhos não utilizam mais, podem ser doados, onde? Igrejas, abrigos, ONG's, etc...

- No QUINTAL ou GARAGEM

Se a gente tem um cantinho entulha coisinhas mesmo, não é verdade?! O quintal e a garagem são vítimas de coisas velhas ou de pouco uso, 'bora limpar e tirar o que não se usa!

-No JARDIM
Dê uma olhadinha em suas plantas, nos vasinhos, nas que já morreram. E cuidado com a DENGUE!

COMO VOU FAZER...

Separe 3 Caixas e dê um nome para cada uma delas:



-CAIXA DO LIXO - Aqui você vai jogar tudo que for lixo e não precisa mais. Você pode mandar para reciclagem do seu prédio, da coleta seletiva em seu bairro ou deixar para um catador de rua que fará bom proveito dele.
-CAIXA DAS DOAÇÕES - Sabe as roupas encostadas que não servem, ou que você não gosta mais? Manda tudo pra essa caixa! Quando estiver na cozinha, olhe para aqueles potes, lembra os sem tampa...  a batedeira, o ferro de passar, o liquidificador velhos... 
-CAIXA DA SEGUNDA CHANCE - coisas que você decidiu que podem ser reaproveitadas, talvez pela sua família ou para você mesma dar uma segunda chance de uso.  Entra aqui tudo o que você considera que deve ter uma segunda chance, um vaso, uma garrafa de bebida, enfim, o que você considera que realmente poderá se utilizado algum dia!

Após separar as caixas, a ÚNICA que ficará na sua casa  é a CAIXA SEGUNDA CHANCE

INCLUINDO TODOS QUE MORAM COM VOCÊ...     Inclua nessa tarefa todos que moram na sua casa (se você morar sozinho ou sozinha, faça sozinho!). Isso é importante para que todos da casa se movimentem para deixá-la organizada. Se você tem filhos pequenos eles podem ajudar com os próprios brinquedos, por exemplo.  Caso more sozinho, será um dia para descobrir o que tem valor pra você e que merece ficar.
                                                                                                  ***
Amanhã, 3ª feira, vamos dar continuidade aos 5s, e ensinando você como por em prática mais um senso que é o SEITOM = ORDEM.


-DOAÇÕES ...
Agende a retirada das doações através dos telefones ou de formulário no site:  

CASAS ANDRÉ LUIZ - Agende a retirada das doações através dos telefones ou de formulário no site:  (11) 2459.7000 • 0800.773.40.66
http://www.casasandreluiz.org.br/mercatudo/formulario_doacoes.php

EXÉRCITO DA SALVAÇÃO - (11) 4003-2299
http://www.exercitodoacoes.org.br/doacoes/agende-sua-doacao-online

                                                                                        ***
Links: http://efagundes.com/artigos/A_metodologia_5s_em_tic.htm
http://www.5s.com.br/e/a_oquee5s/a_oquee5s.htm
http://casasandreluiz.org.br/
http://www.exercitodoacoes.org.br
Até mais!

Nenhum comentário:

Postar um comentário