Translate

segunda-feira, 8 de abril de 2013

Usando muito bem a Água


Uma vida cheia de saúde, não consiste apenas em beleza, estética, boa alimentação e atividades físicas, mas economizar os meios naturais e buscar formas criativas e econômicas para isso, que tragam benefícios para nós e para a natureza, principalmente.Hoje vamos falar de água!

A água é a base da vida e em nosso planeta, apenas um por cento de toda a água está disponível para sete bilhões de pessoas e uma infinidade de ecossistemas de água doce.
Alguns especialistas afirmam que, se o consumo de água continuar nos níveis atuais (considerando o alto desperdício), futuramente poderemos enfrentar sérios problemas de falta de água (http://www.suapesquisa.com/ecologiasaude/economia_agua.htm.

PRECISAMOS, É CLARO, COLOCAR EM PRÁTICA o que já sabemos, mas é importate fazer SEMPRE MAIS!



Estamos "carecas" de saber que devemos fechar a torneira quando: ensaboamos a louça, escovamos os dentes, fazendo a barba; No banho, desligando o chuveiro enquanto a gente se ensaboa, aproveitando esta hora e fazendo xixi; Lavando o carro com baldes; regando as plantas com regador, varrendo o quintal ou a calçada, antes de lavá-los. Reutilizando a água da máquina de lavar para lavar outra leva de roupas ou para lavar o quintal e por aí vai...

Mas por que é tão difícil fazermos tudo isso? Comodismo? Preguiça? Má vontade? Realmente, não sei, nem quero julgar, mas é preciso pensar e o pouco que fazemos já ajuda e muito!

Abaixo outras dicas diferenciadas:

Jardim
- Regando plantas você gasta cerca de 186 litros de água limpa em 30 minutos. Para economizar, guarde a água da chuva e regue sempre de manhã cedo, evitando que a água evapore com o calor do dia.
- Espalhe uma camada de folhas ao redor de plantas retém a umidade e economiza água e dinheiro.

Aquário

Quando for limpar o aquário, aproveite a água para regar as plantas. Esta água está enriquecida com nitrogênio e fósforo, o que faz muito bem para as plantas.

Lavanderia

Lavar roupa escura em água fria economiza água e energia ao mesmo tempo em que ajuda a roupa a manter suas cores.

Teste o vaso sanitário
Jogue um pouco de pó de café dentro do vaso sanitário. Se o pó ficar no fundo do vaso, tudo bem. Se o pó não ficar parado, existe vazamento na válvula ou na caixa de descarga.

Chuveiro econômico e ecológico



Uma empresa de minas gerais desenvolveu um equipamento que recupera o calor da água usada no banho para reaquecer a água que ainda vai entrar no chuveiro, que assim chega pré-aquecida, exigindo menor potência do chuveiro elétrico, o item que mais gasta energia numa casa! Leia mais em: http://www.rewatt.com.br.


O super-importante de tudo, gente, é pressionar nossos políticos para que cuidem mais e melhor dos nossos rios, lagos, para que seja garantida água potável para todos! Mas antes de começar a brigar a nossa mudança tem que acontecer em casa, com a gente!

LINKS:
http://www.agenersa.rj.gov.br/agenersa_site/index.php?option=com_content&view=article&id=112:dez-dicas-para-economizar-agua
http://www.cagepa.pb.gov.br/portal/?page_id=121
http://www.educacaofinanceira.info/636/25-dicas-de-como-economizar-agua/

2 comentários:

  1. Ótimas dicas!!!
    Seu blog tá muito bacana!!! Sucesso!
    Bj bonita

    ResponderExcluir
  2. Obrigada, Cristin! Fico feliz em estar sendo útil! Bjks

    ResponderExcluir