Translate

quinta-feira, 18 de abril de 2013

Os 5"s" - 4ª parte - SAÚDE e HIGIENE

Queridos amigos, chegamos na 5ª feira e também em nosso penúltimo senso, logo logo chega o sábado e poderemos colocar em prática tudo que falamos e aprendemos por aqui.

1ª PARTE - UTILIZAÇÃO
2ª PARTE - ORGANIZAÇÃO
3ª PARTE - LIMPEZA

Nós já falamos de Utilização, Organização, Limpeza e hoje iremos falar de SAÚDE, ou seja, o quarto senso:
SEIKTESU - SENSO DE SAÚDE e HIGIENE

Nesta etapa se verifica se a essência do programa foi alcançada e se as atitudes, pensamentos e comportamentos de cada um estão voltados à prática diária de cada senso.

A autodisciplina requer de cada pessoa de sua família a consciência e um constante aperfeiçoamento em atitudes diárias no uso da criatividade, no compartilhamento de valores, onde cada um possa buscar desenvolver seu próprio senso de ordenação, assumindo o compromisso com a forma que irá fazer, de modo que, fazendo sua parte, possa contribuir para o melhor de toda a família, ou seja cada um fazendo sua parte, somado a todos, fará muito!

O senso da Saúde e Higiene, não é só uma questão de limpar a casa, mas mudar alguns conceitos e abrir o coração, portanto não adianta eu limpar a casa e esconder de todos que estou gastando mais do que devia e estou comprometida com a fatura do cartão ou com o limite do banco! É hora de mudar!

Você já conseguiu reunir sua família e colocar em prática os sensos da utilização, organização e limpeza, desta forma estreitando mais ainda os laços com sua família, ddaí em diante você pode aproveitar o momento para fazerem refeições juntos, assistirem TV, conversar mais.

Afinal, você já deu início a uma dessas prática, quando separaram as coisas que não serviam a vocês e doando! Olha que maravilha, ajudar ao próximo de uma forma tão simples! 

Algumas dicas simples, mas que a gente muitas vezes, não colocamos em prática:

- Manter o ambiente da casa bem iluminado, ventilado/arejado, limpo, com boa ergonomia nos móveis, etc.

- Desligar a TV, computadores, etc. e conversar mais: falem do seu dia a dia, de seus projetos, expectativas, planos, problemas, abram o coração! Torne isso um hábito!

- Conversem ou façam suas refeições ao som de música clássica: esse tipo de música tem o poder de tocar o coração, acalma, relaxa, tente, vá em frente você irá se surpreender!
- Respeitem-se: respeitem-se uns aos outros, o exemplo vem dos pais, portanto, respeite o momento de cada um querer ou não falar, talvez seja um processo lento e gradual, mas com paciência você alcançará seus objetivos. Com crianças é mais fácil, já com os adolescente pode dar um pouco de trabalho, mas você conseguirá, não deixe de tentar!
- Respeite seus animais de estimação: ter um bichinho de estimação é uma grande responsabilidade, que não termina em dar água e comida! É uma ótima oportunidade de dar responsabilidade às crianças! Os potes de alimentação devem ser limpos continuamente, a cama ou o lugar onde eles dormem devem sempre estar limpos e banhos semanais ou quinzenais são importantes! Se você tem peixes eles requerem cuidados, e não devem ser esquecidos também! Não deixe de passear com seus cães e dar meia hora diária (pelo menos) de atenção aos seus bichinhos!
- Estabeleça horários: determine a hora de acorda, estudar, comer, dormir, etc... mantenha uma vida organizada.
- Abandone vícios: fumar, beber, dormir até tarde e deixar o dia passar sem aproveitar quase nada!
- Doe: crie o hábito de doar o que não serve mais pra você, mas que pode ser útil para os outros!
- Não suje as vias públicas: é muito bom ter a casa limpa e organizada, não é mesmo?! Então, por que jogar lixo nas ruas? Daí a gente reclama que o bueiro entupiu, mas de quem é a culpa? Mudar de atitude faz bem!








Você pode incentivar sua família a continuar limpando e mantendo tudo no lugar, dê incentivo a eles! Deixe bilhetinhos, recadinhos na geladeira, nas portas do guarda roupa, e por aí vai... desta maneira eles sempre estarão lembrando que devem fazer sua parte!

Se você se dedicar e empenhar, encontrará resultados! Faça tudo isso de forma prazerosa e transmita a sua família que vai ser bom.

Coloque música, faça comidinhas gostosas, saia da rotina e viva a SAÚDE!


Links:
http://harmonizacaodeespacos.blogspot.com.br/2008/03/5s-na-organizao-da-casa.html


Nenhum comentário:

Postar um comentário