Translate

segunda-feira, 22 de abril de 2013

Batom X Chumbo X Câncer

Olá, pessoal! 

Li um assunto num post esta semana no Facebook , que me deixou bastante alarmada: Batom causa câncer nos lábios devido ao chumbo contido em sua fórmula!

Fiquei assustada (no mínimo!), pois que mulher não usa um batonzinho, pelo menos de vez em quando? E com tantas cores e marcas no mercado... preços variados e acessíveis! Mas, preferi parar de me alarmar pesquisar e compartilhar com vocês o que eu iria descobrir!



Então, descobri que é um SPAM que vem circulando na internet desde 2003, com algumas inverdades, porém decidi me aprofundar um pouco mais no assunto, abaixo tudo que pesquisei e achei relevante passar pra vocês!

O chumbo é um metal pesado que possui efeito acumulativo , ou seja, ele não é degradado pelo corpo, apenas vai se acumulando e causa danos arrasadores ao organismo: dependendo da concentração, pode ocasionar anemia, distúrbios renais, neurológicos, ósseos, dentre outros.


Encontrei no site da uol, uma matéria referente ao batom afetar a saúde mental. De acordo com pesquisa encomendada pelo jornal americano Daily Mail, foram pesquisadas 12 marcas de batons, não foram divulgadas as marcas dos batons, só foi informado que eram batons encontrados em lojas de departamento e drogarias dos Estados Unidos. 

Sobre os resultados, o Dr. Sean Palfrey, diretor médico para o Programa de Prevenção de Envenenamento por Chumbo de Boston, advertiu que mesmo a exposição a baixos níveis do elemento representa um sério risco à saúde e pode afetar o cérebro. "O que nós sabemos agora é que até mesmo os mais baixos níveis de chumbo podem prejudicar o seu QI, o seu comportamento e a sua capacidade de aprender", comentou o especialista no programa que encomendou a pesquisa “Good Morning America”.

O chumbo não é colocado intencionalmente nos batons, porém ele está contido em algumas substâncias tóxicas presentes em aditivos de cor à base de minerais encontrados naturalmente no solo, água e ar.


Em 2010, um estudo feito pelo FDA (tipo a nossa ANVISA), encontrou o maior nível de chumbo de 7 partes por milhão. E outro realizado no início de 2012 revelou que 400 batons populares continham traços de chumbo, dentre eles AvonMaybelline, L’ Oréal.RevlonM.A.C, Cover Girl, Mary KayLancômeClinique. (Segue o link com a lista completa das marcas e das cores.).


Com relação ao câncer, continuando  minha pesquisa, encontrei informações no site:http://www.e-farsas.com, que desvendam os erros desta postagem, sugiro que entrem e leiam.

No site e-farsas, é apontado: "Apesar disso, sabe-se que o chumbo pode causar uma síndrome chamada Saturnismo, que pode, sim, causar úlceras labiais, dores abdominais entre outros problemas. Por isso, o uso do elemento em produtos é bastante restrito."


Quanto ao teste utilizando um anel de ouro para se esfregar no batom e detectar a presença de chumbo, caso resulte em um traço preto... o teste não é válido. O traço preto que eventualmente pode ocorrer ao esfregar o anel no batom é o resultado de um processo de oxidação do próprio ouro, e isso pode acontecer também com outros metais. Assim, o traço preto não é o resultado de uma reação do ouro com o chumbo. (fonte: site - Natura)


 O batom se fixa em nossos lábios, não pela presença do chumbo, mas pela viscosidade da cera contida nele!

Com toda a polêmica gerada, muito pouco foi feito e os produtos continuam no mercado. Além disso, ainda não se estabeleceu um limite seguro mensurando a quantidade de chumbo nos cosméticos, ou seja, já que o metal tem efeito acumulativo e é totalmente dispensável para o organismo, não há como estabelecer a quantidade segura ou não. Já existem marcas no mercado que não possuem o chumbo em sua fórmula.

Nós podemos mudar de atitude e não utilizar as marcas que fazem uso deste metal nos cosméticos. Portanto, é importante buscar marcas que se preocupem com o nosso bem estar e saúde e também que não testem seus produtos em animais!

Pesquisando os sites dos batons mais conhecidos e utilizados aqui no Brasil,  algumas empresas se posicionaram, dizendo que não utilizam chumbo nas suas fórmulas:

Natura (http://www.blogconsultoria.natura.net/batons-com-chumbo/)
Avon  (http://www.newtonbragarosa.com.br/conquista-detalhes.php?id=998)
Mary Kay (http://maquiadatoda.blogspot.com.br/2012/11/batom-com-chumbo-causa-cancer-verdade-x.html)




O melhor de tudo é sempre, sempre e sempre ler as embalagens e rótulos!




Forte abraço e até a próxima!

Links:
http://todaela.uol.com.br/maquiagem/batons-que-contem-chumbo-podem-afetar-a-saude-mental
http://www.e-farsas.com/batom-com-chumbo-causa-cancer-sera.html

Um comentário:

  1. Adorei o post!! Elaborei uma alternativa usando Gloss e Blush com base em argila, sem qualquer produto novico ou tóxico: http://www.caule.com.br/2016/tira-esse-batom-vermelho/

    ResponderExcluir